O Sítio
Aquele velho projeto de fazer um fãzine com os amigos...


segunda-feira, maio 30, 2005  

The Ketchup Incident

Ou: um pedido público de desculpas.

Afinal de contas, a intenção era fazer uma massa melequenta com aquele sachê de ketchup enrolado nos guardanapos. Mas, por alguma razão misteriosa, a porrada de punho fechado arrebentou o sachê mais do que deveria, fazendo o jorro furar a barreira de guardanapos e ir aterrissar na camisa de Tita, Flávia, e em toda a extensão das costas do cara que estava sentado na mesa atrás da gente.

Foi mal.

escrito por Chico Lacerda | 11:44 |


quarta-feira, maio 25, 2005  

Drop Nineteens - Delaware



















Esse é um disco bem representativo de uma época e de uma amizade entre quatro pessoas. O mais representativo, na verdade. E, novamente, não sei direito porque.

A época mudou, e a amizade também. Pela distância e pelo destino. Pra pior e pra melhor. Tudo ao mesmo tempo.

Antes de ontem fui buscar na casa de Fernando umas encomendas que fiz a ele enquanto ele estava nos EUA. Nem veio pra cá, passou direto pra Campinas e de lá pra Inglaterra, onde passará três meses terminando o doutorado.

Tava lá, numa sacola, quase tudo o que eu tinha pedido e mais esse aí de cima, com um papel na frente escrito bem grande PRESENTE!. Como se frisando que esse não entra na conta do que tu tás me devendo. E talvez algo mais.

E isso tudo me deixou um bocado pensativo, saudoso e melancólico.

É desse disco a primeira (e talvez única) música que eu tenho a intenção de aprender a tocar no violão: My Aquarium.

escrito por Chico Lacerda | 00:12 |


quarta-feira, maio 18, 2005  

Lay Me Low pra Siri

Desenterrei aqueles Nick Caves que eu consegui comprar na época do R$5,90 e tô secando feito louco. Ouvindo essa música, lembrei um bocado de Siri, não sei exatamente porquê. Talvez pela acidez e humor negro. Mandei pra ele por e-mail e resolvi disponibilizar aqui também. É do caralho. Do Let Love In, melhor álbum do cara que eu conheço e com o título mais perversamente irônico, dado o viés demente - e sincero - com o qual ele aborda o amor nas letras.

They're gonna lay me low (Lay me low)
They're gonna sink me in the snow
They're gonna throw back their heads and crow
When I go

They're gonna jump and shout (Lay me low)
They're gonna wave their arms about
All the stories will come out
When I go

All the stars will glow bright (Lay me low)
And my friends will give up the fight
They'll see my work in a different light
When I go

They'll try telephoning my mother (Lay me low)
But they'll end up getting my brother
Who'll spill the story on some long-gone lover
That I hardly know

Hats off to the man
On top of the world
Come crawl up here, baby
And I'll show you how it works
If you wanna be my friend
And you wanna repent
And you want it all to end
And you wanna know when
Well do it now
Don't care how
Take your final bow
Make a stand
Take my hand
And blow it all to hell

They're gonna inform the police chief (Lay me low)
Who'll breathe a sigh of relief
He'll say I was a malanderer, and a badlander, and a thief
When I go

They'll interview my teachers (Lay me low)
Who'll say I was one of God's sorrier creatures
They'll print an informative six-page features
When I go

They'll bang a big old gong (Lay me low)
And the motorcade will be ten miles long
The world will join together for a farewell song
When they put me down below

They'll sound a fluegelhorn (Lay me low)
And the sea will rage, and the sky will storm
All man and beast will mourn
When I go

Hats off to the man
On top of the world
Come crawl up here, baby
And we can watch this damn thing turn
If you wanna be my friend
And you wanna repent
And you want it all to end
And you wanna know when
Well do it now
Do it now
Take a long last bow
Take my hand
Make a stand
And blow it all to hell

Lay me low...
When I go...

escrito por Chico Lacerda | 10:32 |


domingo, maio 15, 2005  

MSN

*she's still learning to let herself go (and that's hard, you know) diz:
eu ia dizer pra gente se encontrar antes do cinema
*she's still learning to let herself go (and that's hard, you know) diz:
sei lá
Chico diz:
tu prefere ants ou depois?
Chico diz:
tu prefere formigas ou depois?

escrito por Chico Lacerda | 14:59 |
 

I Don't Blame You

Eu tinha planejado algo mais ambicioso, um tratado sobre em que grau o uso do intimismo e da sinceridade na criação artística influencia no envolvimento emocional da assistência, mesmo que essa tenha nenhuma bagagem cultural similar ao artista e/ou aos eventos descritos. Não tive paciência. Saiu assim mesmo, bem pra mim, comunicando muito pouca coisa.

Mas o caso é que tem essa música do Cat Power, I Don't Blame You. É a primeira música do mais recente álbum da banda, ou melhor, de Chan Marshall, que é a banda. Já foi secada em diferentes momentos de 2003 até agora e, ouvindo hoje, bateu esse negócio. A música toca fundo, pelo menos em mim, mesmo sendo o tema tratado totalmente alheio à minha bagagem cultural. No final das contas, parece ser sobre a própria Chan Marshall, a artista, tratada na segunda pessoa do singular por ela mesma, também narradora, a angústia de aceitar a si própria nos repetidos "I don't blame you" do título em toda a extensão das situações descritas. Mas por que perdoa? "Cause you simply deserve the best", e me acaba todo, o peso de anos de auto-imolação numa frase.

É claro que eu não posso passar a força da música só com a letra. A fragilidade da voz, a hesitação em tocar os próximos acordes no piano, só pra quem baixaraqui. A letra segue abaixo.

"the last time i saw you
you were on stage
your hair was wild
your eyes were bright
and you were in a rage

you were swingin your guitar around
cuz they wanted to hear that sound
that you didn't want to play

i don't blame u

been around the world
in many situations
been inside many heads
in different positions

but you never wanted them that way
what a cruel price you thought
that you had to pay
them back for all that shit on stage

but it never made sense to them anyway
could you imagine when they turned their backs
they were only scratching their heads
cuz u simply deserved the best

and i don't blame u

they said you were the best
but then they were only kids
then you would recall
the deadly houses you grew up in

just because they knew your name
doesn't mean they know from where you came
what a sad trick you thought
that you had to play

but i don't blame you

they never owned it
and you never owed it to them
anyway,
i don't blame you."

escrito por Chico Lacerda | 01:26 |


segunda-feira, maio 09, 2005  

Festival Curta Natal

Pra quem estiver por lá:

Festival Curta Natal
Centro Cultural Casa da Ribeira
Natal/RN

Dia 11 de maio, quarta-feira

A MÚSICA ARMORIAL: DO EXPERIMENTAL À FASE ARRAIAL (PE)
Documentário, 20 min, Betacam, 2002/2004.
Direção, Roteiro e Produção: Ana Paula Campos - Imagens: Alex costa e Ítalo Wagner - Luz: Zé Luiz - Montagem: kety marinho.

EL TORO DE GUERNICA (BA)
Animação, 5 min, Flash/Mini DV, 2005.
Direção: Caó Cruz - Música: Alan Verhine - Edição: Christina Paraná

A VELHA E O MAR (CE)
Documentário, 13 min, 35 mm, CE, 2005.
Direção e Som direto: Petrus Cariry - Roteiro: Petrus Cariry e Firmino Holanda - Fotografia e Câmera: Roberto Iuri - Montagem: Petrus Cariry e Kin - Direção de Produção: Teta Maia

O METROMEN (RN)
Experimental, 1 min e 22 seg, Mini DV, 2005.
Direção e Produção: M.Songa Edição: Buffa Guevara.

RUA DA ESCADINHA 162 (CE)
Documentário, 18 min, 35 mm, 2003.
Direção e Roteiro: Márcio Câmara - Produção: Franklin Júnior - Fotografia: Roberto Iuri - Som direto: Lênio Oliveira - Montagem: Francisco Sérgio Moreira e Cláudio Fernandes - Edição de som: Fernando Ariane - Mixagem: Fernando Fonseca e Rob Filmes - Computação gráfica: Daniel Leite, IO Comunicação - produção: Secretaria da Cultura do CE e Instituto Dragão do Mar - realização: Euphemia Produções.

O DESENHISTA (PE)
Ficção, 5 min e 37seg, Câmera Fotográfica Digital, 2004.
Direção, Roteiro e Edição: Luiz Francisco Lacerda - Câmera: Amanda Dias, Ilka Tavares e Luiz Francisco Lacerda.

PROFISSÃO DE MORTE (RN)
Documentário, 3 min e 41 seg, Mini DV, 2004.
Direção e Roteiro: Marcelo Barreto - Produção e Assessoria de imprensa - Fernanda Gurgel e Helouise Melo - Câmera Juarez Fernandes Limão - Edição: Ederval Júnior - Assistente de Produção: Caroline Ribeiro - Zeladora: Maria Gorete Gomes - Seleção Musical: Ticiano D' Amore.

COM PASSOS DE MOENDA (PB)
Experimental, 6 min e 20 seg, Mini DV, 2002.
Direção e Produção: Elisa Maria Cabral

VISÃO TERMINAL (RN)
Ficção, 4 min, Mini DV, 2005.
Direção, Roteiro e Edição: Daniel Rizzi - Produção: Cauhe Leite, Ruy Ricardo e Daniel Rizzi - Elenco: Camila Lemos, Vinícius Arlequim, Eduardo Henrique, Christian Filho e Carla Dutra.

J. BORGES (PB)
Documentário, 7 min, S-VHS, 2003.
Direção e Fotografia e Produção: Laurita Caldas - Edição: Elisa Cabral - Música: Chico Correia

O CÃO SEDENTO (PB)
Ficção, 10 min, 16 mm, 2004.
Direção e roteiro: Bruno de Sales - Direção de fotografia: João Carlos Beltrão - Produção executiva: Ana Bárbara Ramos - Técnico de som: Osmam Assis e Francisco II - Edição: Daniel Mongoouilhott - Trilha sonora: Zacarias Nepomuceno - Edição de som: Igor Cabral.


Dia 12 de maio, quinta-feira

O ASTISTA CONTRA O CABA DO MAL (CE)
Ficção,15 min, Cor, 35 mm, 2004
Direção e Argumento e Produção executiva: Halder Gomes - Produção: Sandra Kraucher - Roteiro: Halder Gomes, Michelline Helena e Thiago Daneil - Diretor de fotografia: Roberto Iuri - Direrção de Produção: Tito Almeijeiras - Diretor de Arte: Yukio Sato - Som direto: Alfredo Guerra - edição de som: Beto Ferraz - Montagem: Helgi Thor - Figurino - Tarsilla Furtado e Thémis Memória - Coreografias: Halder Gomes e Edmilson Filho.

ALMA (PB)
Ficção, 10 min, 16mm, 2004.
Direção, Roteiro e Produção: André Morais - Fotografia: João Carlos Belçtrão - Direção de Arte: Petra Ramalho - Assistente de direção: Alex Camilo - Assistente de Arte: Thiago Nóbrega - Elétrica e Maquinaria - Lúcio César - Montagem: André Morais e Karen Barros - Edição de som: Nisélio Garcia - Maquiagem: William Muniz - Platô: Seu Lula - Músicas: Piano Concerto e Jeaux D'eu de Maurice Ravel. (não original)

A ENCOMENDA (RN)
Ficção, 2 min, Mini DV, 2005.
Direção, Roteiro e Imagens: Izabela Camilo - Produção executiva: Kacianni Ferreria - Produtora: Interfilmes.

O CORNETEIRO LOPES (BA)
Ficção, 20 min, 35 mm, 2002.
Direção: Lázaro Faria -Roteiro: Paulo Caldas, Manuela Dias e Cláudio Nigro - Produção executiva: Odilon Costa e Rita Gorette Randam - Fotografia: Aloísio Raulino - Montagem: Lázaro Faria - Dir. de arte: Ewald
Hackler - Técnico de som: Eduardo Ayrosa - Trilha sonora: Beto Neves - Produtora: X Filmes da Bahia Ltda.

OLHOS DE VER (RN)
Experimental, 1 min e 45 seg., VHS, 2005.
Direção e Roteiro: Henrique Fontes - Imagens: Asclé Campos - Edição: Paulo Paiva.

UMA JANGADA CHAMADA BRUNA (CE)
Ficção, 13 min, DV Cam, 2005
Direção e Som direto: Petrus Cariry - Roteiro: Bárbara Cariry - Fotografia e Câmera: Kin - Montagem: Petrus Cariry e Firmino Holanda - Edição de som: Firmino Holanda - Direção de Produção: Teta Maia

SI VIS PACEM PARA BELLUM (RN)
Experimental, 4 min e 10 seg, Betacam, 2004.
Direção: Rafael Penna - Roteiro: Rafael Penna e Ariana Pereira
Produção: Rafael Penna, Ariana Pereira e Mariana Othon - Edição: Paulo César Paiva.

HIPNOSE PARA LEIGOS (PE)
Ficção, 5 min e 22 seg, Câmera Fotográfica Digital, 2005.
Direção, Roteiro, Fotografia e Edição: Luiz Francisco Lacerda.

FORMIGAS (CE)
Ficção, 18 min, 35mm, 2004.
Direção e produção: Verônica Guedes.

CONCERTO Nº 1 PARA CELULAR E ORQUESTRA (BA)
Animação, 2 min e 15 seg, Computação Gráfica, 2004.
Direção, Roteiro, Animação, Edição e Edição de som: Fausto Júnior.

escrito por Chico Lacerda | 22:29 |
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